História
O movimento começou quando a cidade de São Jose do Rio Preto ofereceu-nos uma visita da imagem de Maria Rosa Mística, trazido do Opus da Aleman. É do conhecimento de todos nos que estas imagens são confeccionadas na Alemanha (Essen), levadas para Itália, colocadas na escadaria por onde Nossa Senhora desceu, na fonte de Fontanelle, para serem bentas por ela mesma como foi seu pedido.
A imagem da Rosa Mística chegou no dia 16/12/89, veio acompanhada por duas coordenadoras do Movimento de lá. A imagem foi encaminhada para o Colégio Divino Espírito Santo e recebida pelo Monsenhor Augusto, pelas Irmãs do Colégio e algumas pessoas para esta hora, até o dia seguinte.
No dia 17 de dezembro do mesmo ano, aconteceu a entronização solene de Nossa Senhora Rosa Mística na Igreja Matriz de Espírito Santo do Pinhal. Muitos fiéis, Igreja lotada, crianças vestidas de anjos, vigília até 0h indo, então a imagem pernoitar residência das Irmãs Missionarias de Jesus Crucificado.
A programação foi vasta! Visitas às igrejas das diversas comunidades, momentos de oração e visitação, mais de 2.000 mensagens confeccionadas para esta hora e distribuídas ramalhetes espirituais, jejuns, tudo com muita participação. Monsenhor Augusto preparou toda população pelo rádio e elementos da coordenação visitaram os bairros, de modo que todos participar, principalmente das procissões diárias, a pé ou de carro, a visita da imagem nas 17 comunidades por onde passou. A visita durou ate o dia 10 de janeiro de 1990.
Enquanto esperávamos a nossa Imagem, pensávamos no nosso Santuário. Com a permissão do Monsenhor, a Igreja das Brotas, que estava desativada, foi preparada, com muito amor; nova pintura por artistas pinhalenses e mobiliada com altar e bancos da antiga Maternidade do HFR (nosso hospital). A primeira imagem da Paroquia do Divino Espírito Santo, chegou no dia 15/02/1991.
Qual não foi nossa alegria quando, em 19/03/1991, no dia de São José, chegou-nos a imagem (2º) Peregrina (menor) para começarmos a nosso apostolado entre as famílias, sendo o nosso lema: “Paz e união entre as famílias”. No dia 22/03/1991, após a Santa Missa na Matriz, celebrada pelo bispo diocesano o Servo de Deus D. Tomas Vaquero, em procissão, com cânticos e orações, Maria Rosa Mística foi levada para a “sua casa”, acompanhada por centenas de devotos e sacerdotes para a benção especial do Santuário. Também, no dia 01/07/1991 ficou marcado pelo início da peregrinação de Nossa Senhora pelos lares pinhalenses. Até o início da pandemia Nossa Senhora Visitou 5.816 famílias.
Coordenador Atual
Coordenação: Maria Mazareth Pontes Casalechi
Gilda Martorano Raimundo
Olezia Maria Meira Molinari Peres
Vice: Ines Alves Parpaioli
Lucas Buzelli de Souza
Secretaria: Maria Teresa Ferrari Zibordi
Olenka Ferrari
Tesouraria: Mary de Moraes Longhi
Fernanda Golfieri Manca
Atividades
Todo dia 13 : Missas 5h30m, 15h e 19h
Cerco de Jericó:
Com o intuito de promover aos fiéis momentos de fé e louvor, inspirados na passagem bíblica do antigo testamento, o Cerco de Jericó tem atraído milhares de féis pela Diocese. Na passagem, Josué e seus seguidores, mediante um cerco de sete dias em torno das muralhas da cidade de Jericó, sob forte oração e ordens de Deus, acabam por ver as muralhas destruídas e conseguem tomar a cidade. Desde 1994 realizamos de 07 a 13 o Cerco de Jerico.
– Dia 08 de Dezembro: Missa às 12h, “Hora da Graça Universal”, pedido de Nossa Senhora. A nossa imagem do Santuário é trazida, nos braços dos presentes, em procissão até a Igreja Matriz.
-Missas de solidariedade a Nossa Senhora:
Ainda as coordenamos as Missas do 1º sábado do mês, às 7h da manhã, colocando-as sob a responsabilidade de um movimento diferente de cada mês, como uma oferta de amor de toda Igreja participante.
Horário que se reúne/ como participar
No Santuário
-Terço diário às 15 e 19 horas, de 2º a 6ª feira com distribuição da Eucaristia.
– Sábados e domingos: Santo Terço às 15 horas e Ladainha de Nossa Senhora.
– Às 4ª feiras: Terço de São Jose e Terço Mariano
– Às 5ª feiras: adoração ao Santíssimo e Terço Mariano.
– Às 6ª feiras: Terço das lágrimas de sangue de Nossa Senhora antes do Terço Mariano.
– Desde o mês de março de 1995, todo dia 12 é reservado o horário das 19 horas para o Terço dos Homens.
– Tríduos e novenas em datas especiais
– No primeiro sábado, rosário às 16 horas