Rosa Mística — em Espírito Santo do Pinhal — 13/07/2017
Com muita alegria estamos neste ano de 2017, comemorando os 70 anos das Aparições de Nossa senhora, no Seu Título de “Rosa Mística”. Este ano foi decretado pelo Papa Francisco como Ano Mariano. Neste, temos três grandes datas das Aparições de Nossa Senhora: Fátima em 1917 (Portugal), Rosa Mística em 1947 (Montechiari, ltália) e Nossa Senhora Aparecida em 1717, no Rio Paraíba (São Paulo), respectivamente 100, 70 e 300 anos.
Vemos ao longo da História, que Nossa Senhora sempre Se manifesta nos momentos mais difíceis em que passa a Humanidade, nos alertando sobre os perigos que nos cercam, nos recordando os Ensinamentos de Jesus, que estão nos 4 Evangelhos, pedindo nossa conversão e a oração do Terço, vida de Oração e exercício da nossa caridade, principalmente para a salvação dos mais pobres e dos humildes e dos enfermos de corpo e de alma.
Em Pinhal, “Rosa Místrica” foi recebida com muito amor, carinho e entusiasmo em dezembro de 1988. Chegou para ficar e caminhar conosco nestes 29 anos aproximadamente. Foi acolhida em nossa cidade, mas também em nossos corações, em nossas famílias, em nossas comunidades, em nossa Igreja Matriz de Espírito Santo do Pinhal.
Lembramos alguns pontos e datas importantes das Aparições de “Maria Rosa Mística”:
Sua primeira aparição foi em 1947, no hospital em Montechiari, ltália, à enfermeira Pierina Gilli. Nossa Senhora estava vestida de roxo, com expressão de grande tristeza e dos seus olhos brotavam grossas lágrimas. No peito iam cravadas três enormes espadas e Ela somente disse:. “oração, sacrifício e penitência”.
A segunda aparição, foi em 13 de julho de 1947, já vestida toda de branco, com B rosas no peito: branca (oraçao), vermelha (sacrifício), amarela (penitência) e disse a Pierina: “Sou a mãe de Jesus e de todos vós”. Continuando disse: “- O Senhor envia-me a fim de prover uma devoção Mariana mais eficaz entre os institutos e congregaçôes religiosos, masculinos e femininos e entre todos os sacerdotes. Prometo a todos, os que me honrarem mais, a minha proteção, o florir das vocaçôes, menos apostasias e sumo desejo de santidade nos ministros de Deus. Desejo que o dia 13 de cada mês seja considerado como dia Mariano a consagrar a preces especiais que hão de iniciar doze dias antes”
Ela pede para os fiéis irem à Igreja para adorar Jesus no Santíssimo Sacramento do Altar. Nossa Senhora em Fontanelle Se apresenta com “gestos novos” e um “comportamento novo”, Ela pousa os pés na terra, caminha e desce as escadas como que numa intensidade maior da sua presença no mundo, mais íntima comunhão com a vida de Seus filhos, que somos todos nós, de suas enfermidades e aflições de uma sociedade distante de Deus. Sua presença nos mostra Sua preocupação com nossa salvação corporal e espiritual.
As aparições continuaram a acontecer. Numa delas Rosa Mística pede que todo dia 13 de outubro sejam dedicados à “União Mundial da Comunhão Reparadora”, mas antes Ela deseja que as pessoas de Montechiari se consagrem ao seu lmaculado Coração.
Outra data escolhida a pedido de Rosa Mística é a “Hora da Graça Universal”, no dia 08 de dezembro — dia da Imaculada Conceição de Nossa Senhora. Neste dia, ao meio-dia, o mundo se une em oração e os que não puderem ir à Igreja obterão graças, desde que rezem em suas casas. Curas acontecem, conversões em massa e libertação.
“Rosa Mística” nos alerta sobre os tempos de materialismo que vivemos, que podem levar a todos a uma ruína espiritual e nos afastar do Senhor e Dela.
Suas Imagens são abençoadas por Ela em Fontanelle e Ela diz que onde estas imagens forem levadas e como se “Ela estivesse realmente presente entre nós”. Ela é a Mãe Peregrina, que caminha conosco e nos fala do Seu Amor para com cada um de nós e nos revela a misericórdia para com os irmãos que surgem. Lembra-nos que o Senhor deve ser amado, louvado e glorificado com todo o entusiasmo da nossa fé e do nosso amor. Suas palavras para nós hoje: “-Avante, confiança e coragem! Sim, os que tiverem coragem serão honrados…Os doentes e necessitados esperam as obras do amor”.
No ano que vem, dezembro de 2018, lembramos que a Nossa Querida Mãe, Rosa Mística, estará completando 30 anos que caminha entre nós. Ela chegou aqui em nossa cidade no dia 16 de dezembro de 1988. Quantas Graças e Bençãos! Quantas conversões e até milagres já aconteceram! Reza do Terço, inclusive lágrimas de sangue de Nossa Senhora. Várias famílias e comunidades já receberam a Sua visita. Até outras cidades foram visitada.
Obs. Bibliografia Maria Rosa Mystica — Montechiari — Fontanelle — 2a edição portuguesa Edições Boa Nova — Sameiro Braga
Relatório da 1º visita de Maria
Espírito Santo do Pinhal, Brasil, Estado de São Paulo.
Rosa Mística – Imagem tocada por Maria na Itália, Montichiari.
1988 — A devoção a Maria Rosa Mística nos era desconhecida, até certo dia em que uma equipe mariana de 5 elementos, ao preparar o texto para uma Missa de primeiro sábado do mês, em solidariedade a Nossa Senhora, saiu o assunto das Suas aparições e Suas mensagens (Medjugorje e S.Giovanni). Tempos depois um destes elementos conseguiu um slide sobre as aparições, inclusive as de Montichiari e um grupo maior pôde conhecer mais de perto estes acontecimentos.
Num sonho muito marcante, uma dessas “amigas de Maria”, A vê e aquele rosto encantador ficou gravado em sua mente, sem, no entanto, saber quem era, até a chegada de Maria Rosa Mística.
Logo depois, numa coincidência aos olhos dos homens, mas não nos Planos de Deus e Sua Mãe, através de um elemento de Pinhal, morador em São José do Rio Preto e filho de uma das componentes da equipe de Maria, sabendo do grande amor que Pinhal tem por Ela, conseguimos, da equipe de Rio Preto, a vinda da Imagem de Maria Rosa Mística por acasião da festividades de Natal e passagem de ano.
Após uma preparação intensão através das homilias, da rádio local, orações, “Hora da Graça Universal” (dia 8 de dezembro) e, em especial, um jejum de toda a população (jejum de alimentação, de TV, língua, pequenos sacrifícios para os que não podem fazê-lo de pão e água), durante todo o dia 16 de dezembro, neste dia, Espírito Santo do Pinhal, Brasil, cidade que fica entre montanhas, com 45 mil habitantes, a 850 metros acima do nível do mar, com grande alegria recebeu Maria Rosa Mística, Mãe da Igreja.
16/12/1988 — Foi acolhida no Colégio Divino Espírito Santo pelas irmãs do Sagrado Coração de Jesus e noviças ali residentes, o sacerdote que ali se encontrava encerrando o Retiro Espiritual e membros do bairro onde se encontra o Colégio. Foi um momento de muita emoção, percebendo-se o encontro do céu com a terra. Além da preleção realizada pela coordenadora acompanhante da cidade de São José do Rio Preto, Zuleica Attab, rezou-se o Santo Terço, em seguida a novena de Natal e foi ministrada aos presentes a benção do Santíssimo Sacramento pelo sacerdote presente, depois do mesmo ter ressaltado a visita de tão ilustre personagem.
Permaneceu a imagem de Maria Rosa Mística em Seu trono especial neste Colégio durante 24 horas, as quais foram muito participadas por fiéis que A visitaram para suas orações e atos de amor.
No dia 17, levada pelas próprias Irmãs, hlossa Senhora teve sua acolhida oficial na cidade às 19 horas, abrindo a Santa Missa na Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, nos braços do vigário local, Pe. Augusto Alvez Ferreira, acompanhado por crianças vestidas de anjos e o povo em geral que, comovido, dava vivas, batia palmas, cantava e alguns choravam. Logo após a missa, em seu trono de honra (uma escada toda branca, ladeada por rosas brancas, vermelhas e amarelas), ouviu seus filhos que ficaram em vigília (terços, leituras bíblicas orações e cantos) até 24 horas quando, então, foi transportada para a Casa das Irmás Missionárias de Jesus Crucificado, onde permaneceu até às 6 horas do dia seguinte.
Voltando novamente para a Igreja Matriz, ali esteve para as visitas dos fiéis até às 14 horas, sendo transportada para o Curso de Evangelização que estava acontecendo na Casa de Encontros da Paróquia, participado por 200 senhoras. Novas homenagens, novos momentos de felicidade até às 18h30.
Em caravanas, foi levada para a Comunidade de São João Batista, onde foi recebida pelo padre holandês Arnaldo Nülle e a comunidade, sendo celebrada a Santa Missa Iogo após a preleção sobre as aparições de Nossa Senhora por outras dirigente de São José do Rio Preto. A comunidade teve a felicidade de ficar com Nossa Senhora por 24 horas, tendo passado em vigília durante todo o tempo, incluindo toda a noite.
E assim foi sendo feito, passando a imagem por 17 comunidades, sendo que a cada bairro ou vila se acrescentavam pessoas dos lugares já visitados. Maria percorreu toda a cidade. Era recebida com rojões, cantos, sinos bimbalhando, bandas, flores, palmas, vivas, etc, externando a alegria do povo em geral, que além de lotar as igrejas para recebe-la, continuava as vigílias, terços, orações, bênçãos aos doentes, etc, durante as 24 horas da Sua permanência no local.
Durante os 20 dias de peregrinação pela cidade através das diversas comunidades, visitou também o hospital local e clínica de repouso para doentes mentais. Nos dias 4 e 5 de janeiro percorreu, com os Ministros da Eucaristia, os lares de 122 doentes, levando-lhes alento e coragem. Foram momentos de muita emoção e constatado que em duas casas Maria chorou, como também em duas comunidades, sendo uma delas o Asilo de Mendicidade.
No dia 5 às 19h30, Maria Rosa Mística chegou a Santo Antônio do Jardim, município vizinho de Espírito Santo do Pinhal, cidade irmã, divisa com Estado de Minas Gerais, com 6.000 habitantes. Foi recebida pelo seu pároco Pe.Paulo Fuliaro, igreja lotada, com muitas manifestações de alegria. Terminada a Santa Missa, continuou a Imagem tendo a seus pés fiéis que fizeram suas visitas e arações.
Permaneceu Maria em Santo Antônio do Jardim nos dias 6, 7 e 8 tendo visitado os doentes da cidade e recebido manifestações de amor do povo, através de atos litúrgicos diversos. No dia 8 de janeiro, às 20h30 voltou para Pinhal, sendo recebida pelo Vigário e a comunidade de São Pantaleão que A aguardava já com saudades.
No dia 9 visitou novos doentes, algumas famílias, sendo transportada para Rio Preto, sua sede, no dia 10 de janeiro de 1989.
Por onde passava Nossa Senhora, acompanha-A um cofre confeccionado por uma senhora pinhalense, onde eram depositados ramalhetes espirituais dos devotos, incluindo muitos pedidos e propósitos. Subiram aos céus milhares de terços, orações jaculatórias, que, estamos certos, encontraram eco nos corações de Cristo e Sua Mãe Santíssima.
Para se ter uma ideia do que foi ofertado e ainda continua sendo, transcrevemos aqui o que foi colocado naqueles pedacinhos do coração do povo pinhalense:
Missas, comunhões, terços ( diários, trezena, nos dias 8, às primeiras sextas-feiras, em família, rosários); terços da misericórdia, das lágrimas de sangue de Maria, do Coração de Maria, jejum, ladainhas, sacrifícios, visitas ao Santíssimo, a Maria, a doentes, a presos, Jaculatórias, Penitências, regeneração, confissão, caminhadas, via sacras, etc.
Resta-nos dizer que foram 26 dias repletos de graças e de uma felicidade diferente, de uma certeza de presença constante e concreta da Mãe do céu entre nós.
O povo se inflamou, muitos indiferentes voltaram a acreditar, os corações se incendiaram de amor. Salientamos aqui a Missa Oficial de despedida de Nossa Senhora. Além da oração belíssima do nosso pároco, contaram-se 2 mil comunhões, Igreja totalmente lotada, com a presença de todas as comunidades por onde Maria Rosa Mística havia passado. Notícias de muitas conversões chegaram ao nosso conhecimento, além da procura de confissões, um novo amor à reza do terço, casais que voltaram a um bom relacionamento, etc.
Cumpre-nos relatar o caso de um garoto que há 4 anos possuía um problema no nariz, tendo passado por otorrinos, sem resultado. Pedindo a cura a Nossa Senhora, após uma hemorragia nasal, expeliu um grão de café, ficando livre do seu mal.
A imagem de Maria Rosa Mística se foi, mas Sua lembrança ficou muito gravada no coração de todos. Uma demonstração concreta deste relatório bem resumido é a letra da música cantada em uma das Suas Missas e também o poema a Ela dedicado e aqui incluído.
Cumpre salientar que Maria Rosa Mística, mãe da Igreja, quis nos visitar 9 dias antes do Natal e 9 dias depois, oficialmente. Uma grande graça: além disso, nosso vigário nasceu em 1947 (ano da sua aparição) e completou-se aniversário de ordenação no dia 17 de dezembro, dia da acolhida oficial da Imagem em Pinhal. Seria uma mensagem especial?
Sementeira
Todas as comunidades foram presenteadas com imagens pequenas de Maria Rosa Mística para que peregrinem pelas famílias durante o mês todo, difundindo assim, a reza do terço.
O lema que escolhemos é: “PAZ E UNIÃO ENTRE AS FAMÍLIAS”.
Organizamos uma equipe central de 12 elementos cujo objetivo é formar equipes nas 17 comunidades existentes na cidade para que continuem a reza do terço, principalmente em família, além de levar conhecimentos sobre Nossa Senhora e o Evangelho. Para isto, pretende, a equipe central, reunir-se uma vez por mês para planejamento e distribuição do material a ser divulgado nas comunidades (tudo isto aconteceu).
Primeiros Frutos
Em diversas comunidades já se notam, desde o mês de janeiro, os frutos de Maria Rosa Mística, apesar de estarmos organizando Suas visitas. Somente em dois locais já nos foram comunicadas a visita de 44 famílias até 27 de fevereiro, perfazendo um total de 1.589 terços. Mais 1.498 foram rezados em outros locais.
Já foi distribuído material relativo às aparições de Maria Rosa Mística, suas manifestações e fatos que comprovam Seu desejo de percorrer os lares. Sabemos que também em dois locais na zona rural tendo sido realizada a trezena de Maria Rosa Mística e tern-se rezado o Seu terço, das lágrimas de sangue. As pequeninas imagens distribuídas continuam peregrinando e algumas tern se manifestado através de lacrimação e mudança de expressão. Estamos com o coração aberto para levar Maria em todos os recantos, atendendo o Seu pedido de oração e penitência pela conversão dos pecadores e santificação do clero.
Gostaríamos imensamente de adquirir, se possível, além de uma imagem de Nossa Senhora, benta por Eta mesma em Montichiari, material que A leve ainda mais aos corações dos homens. Continuaremos dando notícias. Contamos com suas orações.
Desde já, nosso “Deus Ilhes pague”. Espírito Santo do Pinhal —abril de 1989.
Relação das comunidades visitadas por “MARIA ROSA MÍSTICA“, POR MEIO DE SUA IMAGEM PEREGRINA
Gostaríamos imensamente de adquirir, se possível, além de uma imagem de Nossa Senhora, benta por Eta mesma em Montichiari, material que A leve ainda mais aos corações dos homens. Continuaremos dando notícias. Contamos com suas orações.
Desde já, nosso “Deus Ilhes pague”. Espírito Santo do Pinhal —abril de 1989.
Dia 16/12 — Colégio Divino Espírito Santo
Dia 17/12 — Igreja Matriz do Divino Espírito Santo
Dia 18/12 — Curso de Evangelização feminino e Comunidade de São João Batista
Dia 19/12 — Comunidade de São Pedro
Dia 20/12 — Comunidade de Santa Cruz
Dia 21/12 — Paróquia de São Francisco
Dia 22/12 —
Dia 23/12 — Comunidade das lrmás Missionárias de Jesus Crucificado
Dia 24/12 — Bairro de Santa Luzia e Bairro dos Tonos
Dia 25/12 — Comunidade de São Pantaleão
Dia 26/12 — Comunidade de Vila Palmeiras
Dia 27/12 — Asilo de Mendicidade da Assistência Vicentina
Dia 28/12 — Comunidade de São Paulo
Dia 29/12 — Comunidade de São Benedito
Dia 30/12 — Comunidade de Nossa Senhora Aparecida
Dia 31/12 — Comunidade de São Judas Tadeu
Dia 01/01— Comunidade de Santo Antônio
Dia 02/01— Volta à Igreja Matriz do Divino Espírito Santo
Dia 03/01— Igreja Matriz — 19h missa de despedida Dias
04 e 05/01— Visita a doentes
Dia 05/01— Visita à cidade vizinha de Santo Antônio do Jardim
Orações de reparação e adoração a Jesus na Santíssima Eucaristia, a Trezena, o Terço dos Homens todo dia 12 de cada mês, o Terço das Lágrimas de Sangue de Nossa Senhora e outros atos litúrgicos. E logo, em seguida, no dia 19 de Março, outra imagem da Mãe Rosa Mística, também vinda da Alemanha e tocada por Maria, um pouco menor que a anterior chegou para peregrinar nas famílias. É a imagem Peregrina que começou a Sua caminhada pelos lares pinhalenses no dia 1+ de julho de 1.991 e continua até os dias atuais já tendo completado mais de 5.000 visitas. São grupos de voluntários e voluntárias que visitam as diferentes casas inscritas no livro de pedidos e cuja ordem é respeitada, conduzindo Maria Rosa Mística e o Arcanjo São Rafael que sempre A acompanha.
Convém aqui citar que quase um ano antes da chegada de Nossa Senhora Mística a Pinhal foi celebrada uma Missa onde dois grupes de oração ( João Paulo II e Evangelizadores do Espírito Santo) encerravam suas atividades para engajarem-se em outros grupos já existentes na Paróquia. Esta missa foi celebrada pelo Monsenhor Augusto no salão Paroquial, já na intenção de Rosa Mística, no dia 24 de novembro de 1.987, onde foram abençoadas rosas nas 3 cores e distribuídas no final da Missa. É mais um sinal de que Ela queria mesmo vir e ficar aqui.
Frutos
– Em função do nosso lema “Paz e União entre as famílias”, nasceu o Culto Mariano Doméstico (CMD), feito por duas pessoas do Movimento de Maria Rosa Mística, levando 1 Cruz e fazendo consagração da família visitada a Maria. Já foram realizadas 1.200 visitas.
– Sábado Santo: neste dia visitamos o esquife de Jesus morto e meditamos no sofrimento de Maria. É uma hora de reflexão dirigida por Monsenhor Augusto, onde podemos avaliar o grande amor que nos é dado por Jesus e sua Mãe Santíssima.
– Missa de solidariedade a Nossa Senhora: todo 1- sábado, com liturgia própria e com a participação em cada mês, dos Movimentos existentes na Paróquia.
– Cerco de Jericó: mês de setembro. São 7 dias e 6 noites de oração, Missas e meditação, pedindo ao Senhor que derrube as “barreiras” existentes em nossas vidas e no mundo.
– Culto Mariano Doméstico — nascidos em oração, nas missas preparatórias do dia 13 A pedido de Nossa Senhora:
– Hora da Graça Universal 08 de dezembro às 12h, dia da lmaculada Conceição. “Uma hora para se obter numerosos favores para a alma e para o corpo”.
– União Mundial de Comunhão Preparatória (palavras de Rosa Mística) — 13 de outubro. “Os reverendos sacerdotes e os fiéis que praticarem esta devoção, hão de ter a abundância das minhas graças”.
– Ao Papa Paulo VI disse: “Quanto mais calamitosos são os tempos, tanto mais perto está o Senhora dos fiéis através das graças e da mística união com Ele”. Exortou os fiéis a invocar Nossa Senhora como Rosa Mística.
– desde os 1+ séculos do cristianismo, Nossa Senhora Rosa Mística é venerada em ladainha.
– 1738: No santuário de Santa Maria de Rosenbérg (Alemanha?) a imagem de Maria é venerada como Rosa Mística. Na base desse quadro estão pintadas três rosas: 1 branca, 1 vermelha, 1 amarela. Circundando a imagem existem 13 rosas.
Maria nos pede para rezarmos o terço:
Grandes homens rezaram o Rosário:
– Felipe II
– O célebre compositor alemão Haydn
– Finlay — descobridor do mosquito transmissor da febre amarela
– Azanan
– Ampére — inventor do telégrafo
– Miguel Ângelo
– Mozart —atribua ao Rosário todos os seus escritos
Na atormentada China, na Diocese de Fuchou, encontra-se o grandioso Santuário de Maria Rosa Mística. Foi inaugurado pelo Bispo Dom José Zherig Chang-Chengm que viveu 28 anos na prisão. Logo que foi liberto e para festejar o ano jubilar 2000, o seu desejo foi agradecer a Nossa Senhora, mãe da Igreja, com o título de Maria Rosa Mística, por ter alcançado a grande graça da perseverança na fé entre as inúmeras provações e sofrimentos.
Final
Maria Rosa Mística é cantada e rezada já há muitos séculos nas ladainhas que conhecemos desde o tempo de criança. Quando na sua aparição à Pierina Gilli, há 70 anos em Montichiari, ltália, Ela mesma, dizendo o porque deste título, começamos a entender melhor o amor que Deus dedicou à sua Filha, Mãe e Esposa, Maria Santíssima.
Quando chamada “Maria Rosa Mística”, na concepção de Jesus, nota-se o grande carinho deste título:
– Rosa: a rainha do jardim
– Mística — toda pura e imaculada Maria Rosa Mística, a Flor de Jesus.
Dia 13 de julho, 2017, comemoramos 70 anos da aparição de Maria Rosa Mística. Foi Iogo após a Grande Guerra (1947), quando o mundo ainda sentia o desastre total das estruturas, principalmente a moral. Maria apareceu com a Mãe que vem ao encontro de seus filhos desencontrados após tantos sofrimentos para restaurar principalmente os sacerdotes e religiosos e também trazer muitas bênçãos a todos que A amam. Peçamos à Ela um coração repleto de paz e de uma fé fortalecida.
A nossa maior riqueza é Jesus e sabemos que onde está Jesus, ali está Maria, nossa querida Mãe e Senhora. Salve Maria!