"Acolhedora como coração de Jesus e aconchegante como o coração de Maria."

“Evangelizando em todos os cantos da Terra”

"Acolhedora como coração de Jesus e aconchegante como o coração de Maria."
“Evangelizando em todos os cantos da Terra”

Nomeação do nosso novo bispo da diocese de São João da Boa Vista

O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira, 3 de agosto, o novo bispo da diocese de São João da Boa Vista (SP), vacante desde o dia 18 de março. Dom José Carlos Brandão Cabral foi transferido da diocese de Almenara, em Minas Gerais, da qual está à frente desde outubro de 2013. Ele será o sexto bispo de São João da Boa Vista.

 

Biografia do bispo eleito: Dom José Carlos Brandão Cabral

Nasceu em 30 de maio de 1963 em Queiroz (SP), e está com 59 anos de idade. Iniciou sua formação religiosa em 1977, na fraternidade dos Frades Capuchinhos, em 1989 passou a fazer a caminhada dos estudos na diocese de Limeira (SP), onde recebeu a ordenação presbiteral em 1993. Trabalhou em diversas paróquias desta diocese, e colaborou com a cúria diocesana nas funções de vigário episcopal e juiz do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Campinas. Foi o pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Americana (SP) e chanceler da cúria.
Foi nomeado bispo de Almenara pelo Papa Francisco.
Recebeu a ordenação episcopal em 15 de setembro de 2013, no Santuário Santo Antônio de Pádua, na cidade de Americana. O sagrante principal foi Dom Vilson Dias de Oliveira, bispo de Limeira, e os co-sagrantes foram Dom Ercílio Turco, bispo de Osasco e Dom Hugo María Van Steekelenburg, bispo emérito de Almenara.
Tomou posse na Diocese de Almenara em 20 de outubro de 2013.
Em 25 de março de 2020, foi nomeado administrador apostólico da Diocese de Araçuaí.
Hoje dia 03 de agosto de 2022 foi nomeado pelo Santo Padre o Papa Francisco, nosso sexto bispo Diocesano.
Sua posse em nossa Diocese, será dia 06 de novembro de 2022.

Saudação do novo bispo

Amados Presbíteros, Diáconos, seminaristas, Religiosos(as), Movimentos e Todo o Povo de Deus presente na Diocese de São João da Boa Vista! Saúdo a todos fraternalmente!

Uma saudação especial ao rev.mo Pe. João Cândido, Administrador Diocesano.

Foi com grande surpresa que acolhi a notícia da minha transferência da Sede Episcopal de Almenara-MG para a Sede de São João da Boa Vista-SP. Deus está sempre nos surpreendendo e o Papa Francisco também com essa nomeação para ser o novo Bispo desta Igreja Particular.
Acolhi esse desafio que a Igreja me confia com espírito de obediência ao Santo Padre, a quem expresso minha reverência, e com espírito de serviço, confiando na assistência do Santo Espírito que inspirará a todos nós nesse novo ciclo que se abre nesta Diocese. Ainda surpreso com essa minha transferência e, parafraseando o grande Bispo de Hipona, Santo Agostinho, ao afirmar: “para vós sou Bispo, mas convosco sou cristão…”, quero assegurar a todos o grande desejo de viver e cumprir a missão que me foi confiada num clima de diálogo, paternal, de amizade fecunda, de trocas de experiências e com espírito de “sinodalidade” como nos pede o Santo Padre Francisco. O Espírito Santo já está aí entre vocês, portanto, há muita coisa bonita a ser partilhada, sobretudo por ter já passado por aí grandes Pastores que deixaram grandes marcas com suas atuações pastorais, juntamente com a colaboração do presbitério, diáconos, religiosos(as), movimentos e as forças vivas de atuação dos cristãos leigos e leigas que marcaram épocas, até os dias atuais.
Minha saudação fraterna também às autoridades constituídas no poder legislativo, judiciário e executivo, dos dezoito municípios que compõem a Diocese e a todas as forças vivas da sociedade civil, quero unir-me às pessoas de boa vontade no sentido de trabalharmos em prol do bem comum, na construção de uma sociedade mais humanizada.
Sempre soube que a Diocese de São João da Boa Vista se destacava por ser um grande “celeiro” de vocações sacerdotais e religiosas, haja vista o grande número de sacerdotes e religiosas presentes na Diocese e, também, um número expressivo de Novas Comunidades. Aliás, a Diocese de São João da Boa Vista tinha como “Diocese Irmã”, Almenara, quem sabe poderemos retomar esse projeto de “Igrejas Irmãs”, mantendo um bom intercâmbio com esta e com outras Dioceses carentes.
Saúdo carinhosamente os Padres que compõem esse grande Presbitério. Quero assegurar a todos o meu respeito, carinho e dizer que “contem comigo, assim como espero contar com todos vocês, bem como os inúmeros religiosos e religiosas e as forças leigas que atuam na Diocese. Quero poder contar com a ajuda de todos, pois, pelo batismo, todos somos corresponsáveis pelo Corpo Místico de Cristo.
Estou indo com grande entusiasmo, fé, apesar de uma certa apreensão diante do “novo” que vislumbra no meu horizonte. Vamos caminhar juntos, o caminho da sinodalidade porque “é o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio”, nos recorda o Santo Padre. Sejamos a “voz forte” a clamar no “deserto” existencial de muitos, promovendo encontros fecundos com a Pessoa de Jesus Cristo, a exemplo do nosso Padroeiro, São João Batista, dessa Diocese e também desta de Almenara.
Confiei essa nova missão que a Igreja me pede à nossa tão Boa e Querida Mãe, Maria Santíssima. Nossa Senhora sempre tem me inspirado confiança, esperança, desde o nascedouro da minha vocação, sempre senti sua intercessão maternal. Quando de minha nomeação para ser Bispo em Almenara, ecoou forte em meu interior as palavras de Jesus, do alto da cruz: “Eis aí o teu filho…” Foi o lema da minha ordenação episcopal, “ECCE FILIUS TUUS”. Sinto muito forte a presença de Maria em minha caminhada ministerial, como modelo de fé fecunda no Deus da vida e como amparo. Que ela continue a me inspirar na missão episcopal de ser sinal de comunhão, de caridade e unidade. Rezem por mim! Rezemos uns pelos outros! Deixo a todos minha Bênção Apostólica!

Dom José Carlos Brandão Cabral
Bispo eleito de São João da Boa Vista